Ano XX nº 242 -

Edição 242

13/12/2017

Editabr produz livro 100 Anos
da ABO: um passeio pela Odontologia brasileira

Por Lenon Hymalaia e Antonio Júnior - jornalistas

 

Editabr Comunicação e Editora reúne fatos e fotos em trabalho editorial para contar a história dos 100 anos da ABO. Equipe produziu livro reportagem de 271 pág. em que a antiguidade, o presente e o futuro da Odontologia mesclam-se aos relatos do centenário da entidade.

Uma história é contada com o intuito de se manter viva na memória. Embora a história não se altere, ela serve de alicerce para ações tomadas no presente e direciona o futuro. É conhecendo fatos ocorridos em outros tempos que se dá continuidade à evolução tão importante para a humanidade.

No entanto, quem dá continuidade a essa história são gerações de épocas distintas, inseridas em outros contextos, que aprimoram o trabalho e descobertas do passado. Ainda assim, essa atualização dos fatos não seria possível se essa história não fosse contada, recontada, para atingir aos mais variados públicos, com roupagem atual, linguagem fácil, sem perder nada de sua essência, preservando com riqueza de detalhes o que aconteceu em tempos remotos. Somente assim, a história pode ser assimilada, ainda que não esteja em um contexto atual.

Neste trabalho de pesquisa, transcrição, e produção de conteúdo editorial e de imagens foi rememorada a brilhante história da Odontologia para a Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Deste trabalho nasceu o livro 100 Anos da ABO, com produção editorial da Editabr. Um trabalho e um desafio realizados com esmero e prazer, que faz parte da comemoração do centenário da entidade fundada em 1917 como Federação Odontológica Brasileira.

Além de um vasto trabalho de análise, a compreensão dessa história dependeu também do conhecimento dos fatos que ocorriam em paralelo. Afinal de contas, toda a evolução ocorrida no mundo das ciências, e principalmente, a necessidade do homem em “controlar a dor”, transformaram a história da Odontologia em uma das mais fantásticas que se tem conhecimento. A história dessa ciência no Brasil, em muitos momentos se confunde com a da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), trajetória percorrida nas páginas do livro.

A Odontologia está presente na humanidade há milhares de anos. Um novo estudo americano divulgado recentemente comprovou que há 130 mil anos o homem de Neanderthal já praticava uma Odontologia pré-histórica. A análise de dentes de um Neanderthal mostrou uma série de sulcos, ranhuras e fraturas que revelam tentativas de lidar com problemas odontológicos. De lá para cá, a Odontologia evoluiu, ganhou novas formas e hoje está cada vez mais inserida no mundo digital.

O livro conta toda a evolução da Odontologia, desde o surgimento do ofício no mundo, sua chegada ao Brasil há cerca de 600 anos, sua relevância na Saúde Bucal e na Saúde Pública. Também conta a história da ABO, seus personagens, a criação das Seccionais, seu papel hoje para a Odontologia brasileira e o bem-estar da população.

Coube à Editabr contar esta história, já que como Assessoria de Comunicação da ABO por mais de 20 anos teve papel fundamental para que não só a entidade, mas a Odontologia tivesse destaque diante da opinião pública e da imprensa, desenvolvendo um trabalho precursor na divulgação da ciência no Brasil, desde 1987.

Em uma época em que o tema Odontologia era pouco explorado nos meios de comunicação, no final da década de 1980, durante a presidência de Pedro Martinelli à frente da ABO, a Editabr começou um trabalho sério e promissor de comunicação, que culminou com os integrantes da ABO Nacional como fontes confiáveis para checar pautas inerentes à Saúde Bucal em jornais, rádios, revistas e TV, para entrevistas ou checagem a veracidade de informações divulgadas na imprensa, de ponta a ponta no Brasil. Nesse período, também foram criados o site da ABO (em português, espanhol e inglês), seus jornais (com edições em espanhol e inglês), revistas (indexadas), boletins on-line e fontes próprias em todo o Brasil para entrevistas à imprensa. Com isso, a Odontologia ganhou um espaço garantido na mídia, divulgando pesquisas científicas sobre saúde bucal, discutindo temas que tinham como objetivo trazer benefícios à população e, consequentemente, à saúde bucal. A Editabr foi a responsável e contribuiu para que a Odontologia ganhasse as páginas de jornais, tivesse espaço nos telejornais e temas de discussão em portais de todo o Brasil.

É essa a contribuição da Editabr para um setor de vital importância para a sociedade. A Editabr Comunicação e Editora ajudou a escrever a história da ciência odontológica no Brasil, agora registrada no livro 100 Anos da ABO.

Conheça nosso trabalho e veja como a Editabr pode ajudar a contar a história da sua empresa, entidade ou organização. Estamos propondo mais do que um trabalho de pesquisa. Estamos propondo uma viagem histórica pelos segmentos onde elas estão inseridas.

 

Com a palavra, a equipe

 

Jander Ruela Pereira – Vice-presidente da ABO Nacional

Trabalho inestimável à Odontologia brasileira

“A Editabr – leia-se Zaíra, Joaquim e equipe - tem prestado um trabalho inestimável à Odontologia brasileira. Acompanho esse empenho dedicado desde a administração do Dr. Pedro Martinelli na ABO Nacional, em 1998, e muitas páginas foram escritas nos jornais e revistas que culminaram recentemente na confecção do livro dos 100 anos da ABO Nacional. Sugeri à atual administração da ABO o nome da Editabr pelo acervo que os qualifica para o difícil trabalho de pesquisa envolvido neste projeto. Difícil tarefa pela quantidade de pessoas de inestimável valor para a Odontologia a serem mencionados, mas essa história continua a ser descrita todos os dias, e hoje com a internet temos um canal aberto que pode ser atualizado mais amiúde. E por meio do Jornal Odonto e do site da Editabr a história da Odontologia está sempre na frente, com Comunicação especializada para todos os profissionais que se dedicam integralmente à Odontologia. Sucesso à Zaira, ao Joaquim pelo zelo no trato do universo da Odontologia e parabéns à equipe pelo produto final.”

 

Zaíra Barros e Joaquim Lourenço – diretores da Editabr

Contando uma boa história

Desafio. Esta foi a palavra-chave que norteou nosso trabalho, desde o convite feito pela ABO. Com razão, pois criado o projeto aflorou a dimensão do job: 271 páginas, 21 cm x 28 cm , papel couché, capa dura, luva, roteiro do trabalho, coordenação central da equipe, passo a passo, redação final, pesquisa de fotos (ah! As fotos!!!), diagramação, revisão e definição da capa. A história contada abrangeu o período de um século, mas levamos 9 meses para concluí-la. Uma gestação, com todos os cuidados, sustos, comemorações, até que, finalmente, aconteceu o nascimento. E agora? Desafio cumprido, pegamos gosto pela coisa, pois neste trabalho testamos nossos limites e vimos que podemos ultrapassá-los, sempre, como tem sido ao longo dos 30 anos da própria história da Editabr. Queremos agradecer a confiança que a ABO depositou na Editabr e a liberdade que nos deu de trabalhar, ao Jander, referência e leitor oficial, e à nossa equipe - a do front e a da retaguarda – sem a qual seria impossível contar uma boa história, do jeito que profissionais de Comunicação gostam de fazer: com pesquisas, entrevistas, confirmação de dados, criação de conteúdos, casar textos e imagens, com responsabilidade, para um produto final de qualidade.

 

Maria Cláudia Flesch – jornalista

Um marco na história da Odonto
 “Que o livro iria ficar bom eu tinha certeza.  A Zaíra e o Joaquim são muito competentes, dominam o assunto e são extremamente cuidadosos. Mas o livro ficou maravilhoso! Isso foi resultado das qualidades da dupla de direção da Editabr que soube estabelecer, com a equipe de diagramação, um conjunto repleto de conteúdo histórico, técnico e científico, mas apresentado de maneira leve, muito agradável, que convida à leitura. As ilustrações são todas interessantes e oportunas e permeando mesmo os temas mais densos, há pequenas janelas que se abrem para fatos históricos ou pitorescos, dando graça e movimento à leitura. Para mim foi uma satisfação enorme participar desse projeto e  vê-lo assim tão bem produzido e apresentado. Embora meu trabalho tenha sido uma parte do conteúdo, diluída pelas quase 300 páginas, confesso que me sinto orgulhosa de saber que a obra final é um marco na história da Odontologia brasileira, preservando sua história e instigando os mais jovens  a fazer sempre cada vez mais e melhor por essa tão importante área da saúde.”

 

Bruno Belomi e Mathews Alvarez - designer e diretor de arte

Impacto nas fotos

“Gostei bastante de fazer parte do projeto. Eu não conhecia a entidade mas foi muito bacana saber da sua história, atuação e importância no meio odontológico, além, claro, de conhecer a história da Odontologia em si. Fiquei muito feliz por saber que eles se preocuparam em reunir e registrar toda essa história nesse projeto. Tivemos total liberdade para criar o projeto gráfico e utilizar diversos recursos do design. Nesse caso, optamos por explorar o impacto das fotos, deixando-as grandes e com destaque nas páginas, e o espaço branco das páginas, tornando a leitura mais fácil e agradável, já que os olhos do leitor podem passear pela página sem cansar e tendo as viradas de páginas para quebrar a "monotonia" de uma leitura muito longa. Tenho certeza de que quem ler, vai adorar tanto quanto nós adoramos fazê-lo”.

 

Lenon Hymalaia - jornalista

Descobertas incríveis

Poder passear pela história da Odontologia me possibilitou descobertas incríveis, já que tive a oportunidade de ‘vivenciar’ e conhecer, por meio da literatura e da própria escrita, todas as importantes realizações e conquistas do setor. Ao mesmo tempo, ajudar a escrever algo tão rico como a história da Odontologia me mostrou que olhar atentamente para o passado nos ajuda a entender aonde chegamos e onde podemos ir, o que abre possibilidades para a construção de um futuro cada vez melhor”.

 

Antonio Junior – jornalista

Uma verdadeira aula!

“Trabalhei para a ABO durante quatro anos e escrever para o livro ajudou a conhecer ainda mais não só a história da entidade, mas da Odontologia mundial e brasileira. Foram especiais a descoberta e o prazer de fazer parte de um projeto tão grandioso e que só contribui e enaltece o tema no Brasil. O livro ficou interessante também por sua linguagem fácil e acessível, é relevante não só para os profissionais de Odontologia, mas para qualquer pessoa que deseja conhecer um pouco mais sobre a ciência. É uma verdadeira aula!”

 

 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Editabr Comunicação e Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels