Ano XXI nº 249 -

Edição 249 - julho 2018

16/07/2018

 

P R O F I S S Ã O

MS aprova PL similar à de SP que
proíbe novas vagas de cursos EaD

A formação de profissionais da saúde em cursos no formato de ensino a distância (EaD) tem preocupado conselhos de classe e entidades da área por todo o País. Em Mato Grosso do Sul, deputados estaduais aprovaram projeto de lei que proíbe a abertura de novas vagas na modalidade, tanto de nível médio como técnico. Em São Paulo, documento semelhante tramita na Assembleia Legislativa.

Proposto pelo deputado Carlos Neder, o PL 710/2016 – apensado ao de nº 547 do deputado Celso Giglio –, que proíbe o funcionamento de cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional voltados à formação de profissionais da área de saúde, na modalidade de ensino à distância (EAD) no Estado, teve parecer favorável das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação e Cultura, em 24 de maio.

Agora o PL se encontra em análise com o deputado Vaz de Lima, da Comissão de Finanças, como relator. Para o deputado Neder, a expectativa é de que em São Paulo os cursos na modalidade EaD também sejam vedados.

“A aprovação de Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de MS, similar ao que apresentamos, atende a expectativas das categorias profissionais da área da saúde e reforça nossa luta para que o ensino à distância, em sua modalidade exclusiva, também seja vedado em São Paulo”, diz Neder. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que integra o Grupo de Trabalho (GT) de Educação do Fórum dos Conselhos Atividade Fim da Saúde (FCAFS), tem acompanhado o andamento dos projetos de lei em relação ao tema e participado ativamente de audiências, solicitando providências.

Demais entidades do setor, como a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), também entendem que os cursos a distância não oferecem os requisitos mínimos para a adequada formação na área odontológica.

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Editabr Comunicação e Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels