Ano XXI nº 248 -

Edição 248 - 06/06/2018

   

 

 

Opinião

Por quê este homem é extraordinário

Zaíra Barros**

 

Ele é advogado, casado, pai de dois filhos, 32 anos. DJ, vocalista de uma banda, integrante da bateria de uma escola de samba, artista de rua. Surfista e skatista, mergulhador, escritor e feliz. Por último, tornou-se palestrante internacional, um de seus sonhos. Nada diferente de um jovem empreendedor competente que galga degraus de sucessos planejados.

Também é uma pessoa multitarefa, habilidade comum nos dias atuais. Mas... O que realmente o diferencia? Ter nascido com a Síndrome de Hanhart, que fez o médico obstetra cair desmaiado logo após o parto porque o bebê nasceu sem braços e sem pernas. E não os tem até hoje, “porque eles não cresceram”, conta Marcos Rossi em seu livro autobiográfico “O que é impossível para você?” (Editora Boa, de 189 págs. Foto), escrito de modo cinematográfico, com flashes de tirar o fôlego. E toda a sua história foi literalmente escrita por ele no teclado e não ditada a outra pessoa, graças a um artefato que o permite digitar mesmo sem os braços.

Marcos Rossi tem ainda uma placa de metal em sua coluna.

Assim, seja em sua atual cadeira elétrica (já foi mecânica em outros tempos e rendeu várias estripulias), na prancha para surfar ou no mergulho em alto mar, sempre com a ajuda de amigos fieis que incentivados por Marcos conseguem dar um jeitinho para a coisa funcionar. E ele enfrenta todos os desafios e suas limitações sem hesitar.

Mas a coragem, o desafio, o derrubar barreiras e não se permitir limites são características pessoais de Marcos, sem autopiedade ou vitimização. Só assim é possível transformar sua vontade de viver à coragem de enfrentar esportes e situações radicais e mais: tornar-se um exemplo, hoje, para grandes plateias que lotam suas palestras motivacionais, que tem mudado a vida de muita gente.

Ele tem muitos sonhos, grande parte já transformado em realidades excepcionais desde a primeira relação sexual aos 15 anos até seguir em frente e ir conquistando tudo o que desejava, a partir do primeiro campeonato de videogame com amigos que tinham dois braços e duas pernas.

Marcos foi descobrindo que tinha forte espírito competitivo, muita coordenação motora e o principal: vontade de vencer para provar que era capaz e que podia ser melhor do que os outros fosse nos desafios do tobogã, na sensação de liberdade ao surfar e nas muitas disputas que venceu.

“As limitações estão dentro de cada um e se você não tentar não cumpre a sua jornada”, afirma.

A descoberta da música, de ouvir a própria voz - quem quiser ouvi-lo ao vivo é só passar na Av. Paulista aos domingos, a partir do meio-dia (em frente ao Shopping Cidade de São Paulo) - que lá estará Marquinhos, como é chamado pela família e amigos, interpretando canções de Frank Sinatra e outros sucessos, com coração e maestria.

Ninguém melhor do que Marcos Rossi para nos encostar na parede e incentivar-nos a vencer as limitações, as barreiras do caminho e lutar pelos sonhos e ideais, sejam quais forem.

Um olhar crítico poderia ver a vida de Marcos, hoje, como um produto de incapacitadas físicas e emocionais. Mas não, o que se vê e dá uma enorme vontade de ter – é essa gana férrea de vencer.  E ele tem conseguido. Sua melhor mensagem, estampada em camisetas e canecas vendidas na Paulista e em suas apresentações – sim, ele é também é marqueteiro: “O que é impossível para você?”, dá a dimensão de sua coragem. E fica a pergunta: qual será seu próximo desafio? 

 

*Zaíra Barros é jornalista (Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero) com experiência de 13 anos em imprensa diária (FSP), em coberturas, produção e edição de conteúdos e publicações de jornais e revistas de entidades e empresas. É diretora da Editabr Comunicação e Editora e editora do Jornal Odonto.A Editabr assessora e faz a gestão da Campanha Sorria para a Vida da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) e  assessora a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). Em 2017 produziu e editou o livro 100 Anos da ABO, com 271 págs., abrindo um novo nicho de negócios na empresa. zairabarros@editabr.com.br

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Editabr Comunicação e Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels