Ano XXI nº 249 -

Edição 249 - julho 2018

16/07/2018

 

C i ê n c i a

Fungo superpoderoso e mortal se espalha pelo mundo

Vinte e sete países relataram infecções por um patógeno que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para tratá-lo e está se movendo rapidamente pelo mundo, provocando mortes. Segundo os pesquisadores, não se trata de bactérias, mas um fungo com um comportamento totalmente anormal, denominado Candida auris.

O dr. Tom Chiller, chefe de doenças micóticas no Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, o chamou de “mais infeccioso do que o Ebola” no 20º Congresso da Sociedade Internacional de Micologia Animal e Humana em Amsterdã, na semana passada.

Ele apareceu em 2009 e desde então se tornou uma poderosa ameaça que a ciência ainda não pode dizer de onde veio ou como controlá-la.

Seu poder de transmissão está forçando hospitais a recorrer a antigas práticas de higiene, como isolar pacientes e limpar quartos com alvejante, para tentar parar sua disseminação. Na verdade, o fungo está se comportando como uma bactéria.

Em outras palavras, o fungo está se comportando como uma bactéria. Pior: como uma superbactéria que resiste à maioria dos medicamentos para curá-la. Os primeiros casos surgiram em 2009, em Tóquio (Japão).

Infecções fúngicas nunca foram prioridade na pesquisa médica. Como resultado, há poucas drogas aprovadas para tratá-las – apenas três classes de algumas drogas cada, em comparação com uma dúzia de classes e centenas de antibióticos para as bactérias.

Recentemente, o CDC publicou uma longa orientação para os laboratórios, explicando detalhadamente os erros que sete métodos separados de testes cometem ao identificar o C. auris.

É fundamental que a medicina crie melhores testes e práticas de rotina, e que o desenvolvimento de novas drogas antifúngicas seja acelerado. Veja mais neste link:
https://www.wired.com/story/the-strange-and-curious-case-of-the-deadly-superbug-yeast

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Editabr Comunicação e Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels