Ano XXI nº 250 -
 

Fernando Fialho Versignassi*

ARTIGO - Fernando Fialho Versignassi

01/08/2018

 

A pessoa certa para a posição certa

Cuidados no recrutamento e seleção de auxiliares em clínicas e consultórios

 

Quando o cirurgião-dentista ou o profissional de Saúde resolve empreender e montar o seu consultório ou clínica tem um grande desafio que é compor um time,  montar uma equipe que consiga auxiliar na implementação dos processos administrativos e de biossegurança. A forma mais tradicional de contratação de pessoas que existe é a boa e velha indicação ou de colegas, ou amigos e até mesmo familiares. Com certeza que quando se tem uma referência ficamos mais tranquilos, porém, temos que entender que nos dias de hoje temos que contratar a pessoa certa para a posição certa.

Dentro das clínicas odontológicas temos alguns cargos que exigem competência técnica e habilitação legal junto ao Conselho Regional de Odontologia, como por exemplo a auxiliar em Saúde Bucal. É muito comum os profissionais contratarem funcionárias sem a devida habilitação legal o que caracteriza infração, podendo, o responsável técnico, ser advertido pela fiscalização.

Uma frase muito comum que se houve de profissionais de RH é: “Contratamos pelo curriculum e demitimos pelo comportamento”. Não deixa de ser uma grande verdade, pois por mais qualificação técnica que um profissional possa ter, o convívio com a equipe e o respeito à cultura organizacional da empresa são os requisitos mais importantes que os profissionais precisam identificar no momento de uma contratação.

Alguns cuidados que o cirurgião-dentista precisa ter no momento de uma contratação:

- Verificar se o candidato possui habilitação legal

- Buscar referências dos empregos anteriores

- Ter o perfil do candidato que deseja pré-definido

- Fazer o registro do funcionário respeitando a CLT ou convenções coletivas

- Fazer um contrato de experiência por tempo determinado

- Fazer exames médicos admissionais

Tomando-se essas precauções é possível que se minimize o risco de ter problemas com questões trabalhistas, éticas e comportamentais uma vez que se tenham informações suficientes que irão nortear a decisão em contratar tal pessoa para compor o time do seu consultório.

Porém, mesmo tomando todos esses cuidados o líder vai precisa treinar sua equipe, avaliar os resultados, treinar novamente, avaliar novamente, e sempre manter a equipe jogando junto em busca do desafio de todo e qualquer empreendedor: entregar um serviço de excelência e ser reconhecido por seus clientes.

 

 


* Dr. Fernando Fialho Versignassi é cirurgião-dentista (CRO-SP 75.568). Especialista em Saúde Pública, palestrante do Programa Integração do CRO-SP e sócio proprietário da Helpdoc Consultoria Contábil e Regularizações.

Articulista do Jornal Odonto

Fernando@helpdoc.com.br - Facebook : Fernando Versignassi - Instagram: @nova_help.doc  - Linkdin: Fernando Versignassi - Fones : 11 5083.5155 / 5083-4949  - Whatsapp: 11 94118.1732

 

 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels