IPM – Há 15 anos
trabalhando pela saúde bucal

O Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia (IPM), fundado em 1999, em São Paulo (SP), tem o objetivo de divulgar conceitos e práticas de prevenção e manutenção da saúde bucal da população. Sem fins lucrativos e sem ligação com quaisquer órgãos públicos, entidades ou empresas, teve início após a morte de seu patrono, cuja atuação foi decisiva nas ações preventivas do Brasil e da América Latina, ocupando a presidência da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e, em seguida, da Federação Odontológica Latino-americana (Fola). Seu trabalho teve o reconhecimento da odontologia internacional e, após sua morte, seu nome foi dado a rua pública no bairro do Ipiranga, na capital paulista. Além de sua atuação para difundir a importância da saúde bucal e sua relação com a saúde, da gestação à terceira idade, o IPM é responsável pela manutenção de consultório odontológico beneficente destinado ao atendimento de crianças de famílias com baixa renda, no Projeto Social Unidos da Vila Maria, que presta assistência gratuita a 800 meninas e meninos por ano, em trabalho voluntário de cinco cirurgiões-dentistas.

Edita Comunicação Integrada
Jornalista responsável: Zaíra Barros - zairabarros@editabr.com.br

Alameda Santos, 1398, conj. 87 | CEP 01418-100 - São Paulo/SP
(55 11) 3253.6485 | 3284.1348 | 9 8182.9124 | 9 8182.9122
Atendimento: edita@editabr.com.br | antoniojr@editabr.com.br | diegofreire@editabr.com.br |
www.editabr.com.br


2014
Dia Mundial da Saúde Bucal
celebra sorrisos saudáveis


A Federação Dentária Internacional (FDI) prepara-se para comemorar em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde Bucal 2014, em 20 de março, incentivando jovens e adultos sobre a importância de proteger boca e dentes saudáveis ao longo de toda a vida. O Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia, que completa 15 anos de fundação no próximo ano, atende ao apelo da FDI e entra nessa campanha cumprindo sua missão que é difundir informações sobre saúde bucal.

Alexandre Martinelli

Tin Chun Wong

“Mais de 90% da população mundial vai sofrer alguma forma de doença bucal em sua vida, mas muitas delas podem ser tratadas ou prevenidas com uma rotina de cuidados bucais diários”, afirma a presidente da entidade Tin Chun Wong. “Há mais de 1 milhão de profissionais que cuidam da saúde bucal em todo o mundo e, em 2014, esperamos que eles participem, como nossos parceiros, para fazer do Dia Mundial da Saúde Bucal um sucesso global.” Para o cirurgião-dentista Alexandre Martinelli, diretor do IPM, o papel do Brasil é crucial. “Somos mais de 250 mil CDs, cerca de ¼ destes profissionais no mundo inteiro. O IPM acredita na força da Odontologia brasileira e trabalha para que ela se converta, cada vez mais, em promoção de saúde para todos”, declara.

O lançamento da campanha apresenta um sorriso que transmite a essência da data, conclamando cada cirurgião-dentista em todo o mundo a participar dessa celebração de sorrisos saudáveis. A campanha da FDI será acompanhada de imagens positivas ligadas à boca saudável, tais como rir, comer ou beijar. A entidade espera ver a vitalidade desse sorriso em todos os locais do planeta, do Nepal ao Chile, passando a mensagem de que uma boa saúde bucal pode reduzir o sofrimento causado pelas doenças bucais.

Associações - A FDI incentiva, ainda, que associações odontológicas em todo o mundo promovam atividades, eventos e campanhas que levem informações sobre saúde bucal às populações ao redor do mundo por ocasião da data e sua importância para a saúde dos indivíduos.

 

Dados da FDI sobre saúde bucal e doenças bucais

  • 90% da população terá doença bucal ao longo de sua vida, que vão desde cáries, doenças periodontais a câncer oral.

  • Apenas 60% da população mundial têm acesso a cuidados bucais.

  • 60% a 90% das crianças em idade escolar, no mundo, têm a doença cárie.

  • Dor de dente é a razão número um para o absentismo nas escolas em muitos países.

  • Embora a carga de doenças bucais esteja diminuindo nos países desenvolvidos, as complicações periodontais estão se tornando mais comum, especialmente em pessoas mais velhas. Principais fatores de risco como o tabaco e o consumo de álcool e uma dieta rica em gordura, sal e açúcar contribuem para uma série de doenças crônicas, incluindo doença oral.

  • O principal cuidado individual com a saúde bucal é a prevenção, com escovação duas vezes ao dia, com creme dental com flúor e visitas regulares ao cirurgião-dentista.

  • Há mais de um milhão de cirurgiões-dentistas qualificados em todo o mundo que, usando tratamentos dentários modernos, podem restaurar quase todas as funções e estética de uma dentição saudável. No entanto, eles não estão distribuídos igualmente ao redor do planeta, deixando muitas das regiões mais pobres e mais carentes com menos de um cirurgião-dentista para uma população de 300 mil pessoas”, aponta a presidente da FDI, ressaltando o esforço conjunto to que precisa ser feito para vencer esse desafio.

Mais informações: http://www.fdiworldental.org/events/world-oral-health-day/2014.aspx#sthash.cbx2Omxh.dpuf

 

  HISTÓRIA

Pedro Martinelli é homenageado
durante o 20° Ciorj

A 20ª edição do Ciorj aproveitou a oportunidade para homenagear os profissionais que contribuíram para o engrandecimento do evento nos últimos 20 anos. Foram agraciados presidentes da ABO/RJ, diretores, coordenadores técnico-científicos e presidentes de todas as edições dos congressos. Entre os homenageados estava o presidente da ABO, Pedro Martinelli, falecido em 1998. O atual presidente da ABO Nacional, Newton Miranda de Carvalho, recebeu o troféu e um documento-registro em nome da família Martinelli. 


 

Natal do Projeto Social
da Unidos da Vila Maria

Dia 16 de dezembro, o Papai Noel do projeto Social da Escola de Samba Unidos da Vila Maria distribuiu mais de 3 mil brinquedos às crianças que participaram da festa de Natal na quadra da escola.

Durante todo o dia a Unidos da Vila Maria abriu seus portões para receber as crianças do bairro, que tiveram programação com teatro interativo, brincadeiras e jogos, sorteio de bonecas, carrinhos e bicicletas, além da distribuição gratuita de cachorro quente, refrigerante e sorvete.

Para encerrar a festa, o Papai Noel entregou a cada uma das três mil crianças o presente de Natal. Organizados em três enormes filas – mães com bebês de colo, meninos e meninas – para facilitar a distribuição, os participantes não se incomodaram de esperar sua vez, só para ter realizado o sonho de toda criança, que é receber um presente e um abraço do Bom Velhinho.

O Projeto Social da escola retoma suas atividades logo após o carnaval e passa o ano todo trabalhando para oferecer às crianças, aos jovens e adultos cursos de música, esportes, teatro, informática e profissionalizantes. São oferecidos também, gratuitamente, atendimentos odontológico, médico e psicológico. Em quatro anos, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas.
 


IPM: atendimento em 5 consultórios
e em ações sociais

O Instituto Pedro Martinelli/Pró-Odontologia participou de várias atividades educativas e de higiene bucal realizadas neste ano, atendendo cerca de mil pacientes em seus cinco consultórios e outras 2 mil pessoas em ações comunitárias.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Amador Aguiar, em Barueri (SP), dentistas voluntários do IPM fizeram palestra sobre hábitos saudáveis de saúde bucal e distribuíram kits Dr. Dentuço, doados pela Colgate, para mais de mil crianças com idade de 10 anos.

No Dia do Cirurgião-dentista, o IPM incentivou seus consultórios a promoverem atividades comunitárias com crianças, jovens e idosos para ensinar noções de higiene bucal, acompanhados de escova e creme dental.

Já para o Projeto Social da Escola de Samba Unidos da Vila Maria, o IPM iniciou este ano um trabalho que deve se tornar permanente, abastecendo com kits Dr. Dentuço o consultório odontológico instalado na escola e que atende mais de 300 crianças por mês.


Rally dos Sertões:
CDs voluntários fazem 1.427

atendimentos no interior do Brasil

Organizado pelo Instituto Brasil Solidário, a Ação Social do rally dos Sertões realizada ao longo do ano movimentou cerca de R$ 216 mil na área de saúde, com a realização de consultas, tratamentos e exames, além de palestras e doação de medicamentos. Foram 7.600 consultas, das quais mais de 1.400 na área da Odontologia


IPM comemora Semana de Saúde Bucal

   

Dois dos cinco consultórios do Instituto Pedro Martinelli, instalados em entidades assistenciais, realizaram ações especiais em comemoração à Semana Nacional de Saúde Bucal. Os eventos aconteceram em Pedreira (SP) e no bairro do Ipiranga (Capital). O Instituto Pedro Martinelli/Pró-Odontologia (IPM) oferece assistência odontológica para comunidades desassistidas, especialmente idosos, crianças e pacientes especiais.


Instituto Pedro Martinelli leva
saúde bucal para grupos carentes

Fundado em 15 de julho de 1999, o Instituto Pedro Martinelli/Pró-Odontologia (IPM), sediado na cidade de São Paulo, vem trabalhando para promover a saúde bucal entre as comunidades desassistidas, especialmente idosos, crianças e pacientes especiais. Em seis anos de atividade, o Instituto atendeu cerca de quatro mil pessoas.

A entidade tem seus objetivos guiados para dar continuidade aos ideais e projetos de seu patrono, o cirurgião-dentista Pedro Martinelli, que dedicou 30 anos de sua vida à Odontologia.

Conforme seu Estatuto Social, o IPM (registrado sob n. 0368061) é definido como associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. O instituto é presidido por Sílvia Martinelli, viúva do patrono, e tem como diretores os filhos do casal, Alexandre e Ricardo Martinelli, também cirurgiões-dentistas.

A entidade iniciou seu trabalho social no Dia do Cirurgião-Dentista em 1999, quando realizou o diagnóstico bucal de cerca de 300 idosos carentes de dois asilos. Os pacientes apresentavam alto índice de doenças bucais, inclusive lesões, e de edentulismo. Hoje, o IPM possui cinco consultórios odontológicos instalados dentro de instituições assistenciais na cidade de São Paulo e no interior do Estado. Os equipos foram doados por indústrias do setor e pela própria família Martinelli.

Não dispondo de recursos próprios, as ações do IPM se mantêm com o apoio de cirurgiões-dentistas voluntários, que realizam os atendimentos, e com doações de equipamentos e materiais odontológicos e de higiene bucal feitas por empresas do setor e cidadãos interessados. Desde sua fundação, a entidade vem recebendo apoio da Edita Comunicação Integrada (empresa voluntária) e colaboração de empresas como Dabi Atlante, Sistema de Implantes e Próteses Nacionais INP, Gnatus, Cristófoli e Colgate, além do apoio oficial da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Pontos de atuação

Os atendimentos odontológicos realizados nos consultórios do Instituto Pedro Martinelli são voltados para as pessoas também assistidas pelas instituições onde eles estão instalados. As cinco unidades estão sediadas nos seguintes locais do Estado de São Paulo: Coligação Espírita Progressista (CEP, no bairro do Ipiranga, Capital); Asilo do Riacho Grande em São Bernardo do Campo; as APAEs de Pedreira e de Cravinhos e o Serviço de Atendimento a Mulher a Criança e ao Adolescente (Samuca) também em Pedreira (no interior).

As ações do IPM desenvolvidas dentro dessas instituições estão dentro dos objetivos estabelecidos pela entidade com a criação dos Projetos Viver Sorrindo e Gente de Leite. O primeiro visa a atender a população de idosos internada em asilos, promovendo o tratamento e a prevenção de doenças orais. O Projeto Gente de Leite é voltado para um grupo que está na outra ponta dos desassistidos em saúde bucal, crianças e gestantes carentes. Além de assistencial, esse trabalho também engloba ações educativas, com atividades desenvolvidas com comunidades na Capital e no interior.

Outra meta da entidade é a promoção e desenvolvimento de atividades científicas. Em 2001, um primeiro passo nesse sentido pôde ser dado com a realização do I Congresso Pedro Martinelli de Cirurgia e Traumatologia, pelo Sistema de Implantes INP e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Toda a renda desse evento foi revertida para os projetos e ações do IPM.

Como uma entidade sem recursos próprios e fins lucrativos, que atende gratuitamente seus pacientes e só trabalha com profissionais voluntários, o Instituto é carente de recursos para manutenção e aquisição de materiais e equipamentos odontológicos. Há também, necessidade constante de cirurgiões-dentistas voluntários para os consultórios IPM, desde que estejam dispostos a desenvolver um trabalho assistencial e solidário. Assim, a entidade está sempre aberta a receber doações e adesões de cirurgiões-dentistas voluntários.

Entre em contato com o IPM: (+11) 5573.0776 e comartinelli@osite.com.br  

Justa homenagem

Pedro Martinelli foi um grande líder da Odontologia, marcado como um homem de ação e de muito carisma. Dedicou 30 anos de sua vida à profissão de cirurgião-dentista, voltando-se também para a área institucional, onde alcançou enorme destaque. Foi duas vezes presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), período em que possibilitou um grande desenvolvimento para a Odontologia brasileira, com a implantação de novas Seções da ABO e de Escolas de Aperfeiçoamento Profissional em todo o Brasil. Os avanços

resultantes de sua atuação à frente da ABO foram reconhecidos e levaram-no à Presidência da Federação Odontológica Latino-americana (Fola/Oral), entidade que reúne hoje 20 países e cerca de 350 mil cirurgiões-dentistas do continente. Durante sua gestão, a Fola alcançou grande visibilidade, firmando-se frente à Odontologia internacional.

Infelizmente, sua trajetória foi interrompida em junho de 1998. Pedro Martinelli faleceu, aos 55 anos, quando participava de um evento com entidades médicas e odontológicas na Bolívia.

Para sempre lembrado

Além da fundação do Instituto Pedro Martinelli, em 2002 foi feita outra homenagem de reconhecimento ao cirurgião-dentista. No dia 30 de novembro foi inaugurada a Rua Dr. Pedro Martinelli, no bairro do Cursino na cidade de São Paulo, região onde

Martinelli instalou seu consultório e viveu por mais de 30 anos. A rua tornou-se realidade através de projeto de lei do então vereador Carlos Neder (PT/SP), transformado na Lei Municipal 13.375/2002 pela Prefeitura de São Paulo.

Corpo de Conselheiros

O Instituto possui Corpo de Conselheiros, do qual fazem parte importantes nomes da Odontologia nacional e internacional. Além de serem reconhecidos profissionais no cenário odontológico, os conselheiros foram convidados pela Diretoria do IPM a fazer parte desse grupo pelos laços de amizade e estima que os ligavam a Pedro Martinelli.

Conselho de Honra:

H.R. Yoon (Coréia)
Margarita Pedroso Pérez (Cuba) 
Artur Biagi (Brasil)

Conselho Consultivo:

Norberto Francisco Lubiana
Avilmar Galvão
Henrique Teitelbaum
Déo Costa Ramos 
João Alfredo Silva

Conselho Técnico:

Maria Celeste Morita
Marco Manfredini
Paulo Capel Narvai
Yvonne Buischi
Fábio Bibancos  
Regina Antunes

 

Atravessando fronteiras

Desde o princípio, o IPM tem recebido a atenção de H.R. Yoon, da Coréia, amigo de longa data de Pedro e da família Martinelli. Dr. Yoon já esteve duas vezes no Brasil para manter os laços que resistem à distância e à fatalidade.

Em 2000, Yoon, então tesoureiro da Federação Dentária Internacional (FDI), veio ao Brasil especialmente para visitar a família Martinelli e prestigiar o trabalho desenvolvido pela entidade, participando da

inauguração do primeiro consultório IPM no Asilo de Riacho Grande (São Bernardo do Campo - SP).

Yoon voltou ao Brasil em 2003, já como presidente da FDI ( cargo que ocupou até agosto de 2005) para visita técnica às sedes da Rede ABO e, aproveitando a viagem, retornou a São Paulo para conhecer a Rua Dr. Pedro Martinelli, localizada no bairro do Cursino, na Cidade de São Paulo, em companhia da diretoria do IPM e de dirigentes da ABO.



 

Instituto Pedro Martinelli na Revista da Colgate

 

CONTATE O
INSTITUTO PEDRO MARTINELLI

Coordenadoria de Comunicação

Edita

(11) 3284.1348
(11) 98182.9124
ou


edita@editabr.
com.br
 
 


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito