Ano XXI nº 247 -

 

Edição 247 - 15/05/2018

Espaço Instituto Pedro Martinelli

 

CD: papel relevante na prevenção e diagnóstico
do câncer bucal

Com o aumento da incidência de casos de câncer bucal, os cirurgiões-dentistas têm importante papel a desempenhar na prevenção, diagnóstico e encaminhamento para o tratamento da doença. Nos Estados Unidos já é feito regularmente o rastreamento de sinais malignos na cavidade oral como parte do check-up preventivo.

 A American Cancer Society estima que anualmente cerca de 50.000 americanos apresentem casos de câncer bucal. Nas gerações passadas, a doença estava ligada principalmente ao tabagismo e ao consumo de álcool ou uma combinação dos dois. Mesmo com a queda das taxas de fumantes, as taxas de câncer oral aumentaram (especialmente em homens). Os pesquisadores concluem que isso é provavelmente causado pelo vírus do papiloma humano (VPH), sexualmente transmissível.

O câncer bucal é muitas vezes descoberto quando a doença já se instalou e migra geralmente para os gânglios linfáticos do pescoço. O prognóstico neste estágio da descoberta é significativamente pior do que quando é detectado numa área intraoral localizada.

Exame visual e táctil - De acordo com a Oral Cancer Foundation, a melhor maneira de rastrear o câncer oral e orofaríngico relacionado com o vírus do papiloma humano (HPV) é através de um exame visual e táctil feio por cirurgião-dentista, com histórico oral sobre sinais e sintomas nem sempre visíveis.

A maioria dos sintomas de uma infecção positiva para o HPV em desenvolvimento é descoberta fazendo perguntas ao paciente, usando um teste, uma luz ou outro dispositivo.

ADA também apoia - Em painel científico de especialistas reunidos pelo Conselho de Assuntos Científicos da American Dental Association (ADA) foi publicada diretriz de prática clínica chamada “Evidence-Based Clinical Practice Guideline for the Evaluation of  Potentially Malignant Disorders in the Oral Cavity.” Veja diretrizes no link a seguir: https://jada.ada.org/article/S0002-8177(17)30701-8/abstract

O objetivo desta diretriz é informar médicos cirurgiões-dentistas  sobre ferramentas de triagem para avaliar lesões, incluindo distúrbios potencialmente malignos, na cavidade oral.

Fonte: Oral Cancer Foundation / http://exclusive.multibriefs.com

Autor: Tammy Adams

Artigo original OCF:  “With oral cancer on the rise, dentists can play an important role”

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels