Ano XXI nº 248 -

 

Edição 248 - 25/06/2018

Espaço Instituto Pedro Martinelli

 

71ª Assembleia Mundial de Saúde:
O poder de transformar nações

A Federação Dentária Internacional (FDI) pede ação global para saúde oral na 71ª Assembleia Mundial da Saúde, que aconteceu em Genebra, em maio último. No discurso de encerramento da Assembleia, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que “a saúde tem o poder de transformar a vida de um indivíduo, mas também tem o poder de transformar famílias, comunidades e nações”.

O foco principal da WHA71foi sobre questões que afetam profissionais de saúde e doenças não transmissíveis (DNTs). A Aliança Mundial das Profissões de Saúde (WHPA) é formada por médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas, fez quatro declarações à Assembleia sobre questões como o esboço do 13º Programa Geral de Trabalho, saúde móvel, saúde, meio ambiente e mudanças climáticas. e emergências de saúde. A FDI, como única organização da comunidade de saúde bucal na WHA71, fez declarações à Assembleia sobre três itens principais da agenda:

  • Preparação para a próxima reunião de alto nível das Nações Unidas (ONU) sobre as DNTs.

  • Utilizar aplicações digitais (mHealth) para melhorar os resultados de saúde pública.

  • Nutrição materna, infantil e infantil.

A Saúde Bucal e as DNTs

Os Estados Membros da WHA solicitaram acelerar a ação em saúde bucal, uma vez que as doenças da boca estão entre as mais comuns e evitáveis (DNTs), afetando 100% da população mundial.

A FDI enfatizou que é crucial que os Estados Membros adotem uma abordagem integrada que lide com a carga combinada de doenças orais e outras DNTs, incluindo fatores de risco modificáveis ​​comuns e determinantes sociais. As principais doenças orais e outras DNTs estão intimamente ligadas e compartilham fatores de risco modificáveis, incluindo dietas não saudáveis ​​(particularmente aquelas com alto teor de açúcar), tabaco e uso nocivo de álcool.

A FDI também encorajou os Estados Membros a abordarem a saúde oral nos seus planos e estratégias nacionais de DNTs, consultar as Associações Nacionais de Odontologia e assegurar que os Chefes de Estado / Governo participem da ONU.

Açúcar x cárie - A FDI também enfatizou que é imperativo que os países programem intervenções destinadas a reduzir o consumo de açúcar pelas crianças. O açúcar é a principal causa de cárie dentária e um dos principais contribuintes para outras DNTs, incluindo a obesidade. De fato, a cárie dentária é a doença crônica mais comum na infância, afetando até 90% das crianças em idade escolar. A entidade encorajou os Estados-Membros a consultar as orientações da OMS sobre a ingestão de açúcar para adultos e crianças, bem como o guia prático da FDI sobre p assunto.

Leite materno – E mais, a Federação apontou como os substitutos do leite materno, que contêm açúcares livres, estão colocando as crianças em risco de desenvolver cáries na primeira infância (Earl Childhood Caries, ECC), causada pela exposição frequente e prolongada dos dentes ao açúcar e é frequentemente o resultado do consumo de bebidas açucaradas.

Fonte: Jornal Dentistry

 

 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels